quinta-feira, 23 de julho de 2009

Primeiro passo: a solinha

Mas vamos lá: começo com a parte da solinha.

1) Faço o molde da palmilha colocando a sola sobre o plástico bagum.

2) Depois de recortar o molde (que será a palmilha), corto dois pedaços do tecido. Um no formato de um quadrado grande, onde caibam os dois moldes espalmados. O outro é cortado em dois retângulos (veja a foto), um para cada pé do chinelo.

3) Tenho vários moldes da coberturinha do chinelo, cada um para um modelo. Solto a imaginação e vou desenhando num papel sulfite. Esse é o molde da coberturinha básica. Coloco o molde sobre dois quadrados sobrepostos de tecido (sempre uso tecido duplo). Recorto o tecido. E reservo a palmilha de plástico.

4) Distribuo o retângulo recortado (das solinhas) e os moldes das coberturinhas sobre a espuma 0,7. Grudo com agulhas.
5) Recorto os moldes com a espuma. Reservo as coberturinhas (falamos delas amanhã).

6) Pego o retângulo das solas e passo na máquina fazendo tiras, como se fosse um matelassê.

7) Agora, pego as palmilhas de plástico bagum que havia reservado e coloco-as sobre o retângulo de espuma. E costuro as bordas da palmilha na espuma (veja a foto).
8) Coloco a sola do chinelo sobre a espuma (já com a palmilha) e recorto as sobras bem rente à costura. Está pronta a palmilha fofinha do chinelo.

Amanhã, continuo com a coberturinha.




7 comentários:

Ateliê Mundo da Lua! disse...

olá!
Sou do interior de SP e vou começar a fazer chinelos, tenho só as palmillhas e ainda não tenho moldes. vc poderia me ajudar?vouu deixar meu e-mail.
desde já agradeço
LUANA DEBORAH
luana-deborah@hotmail.com

Carlota disse...

Oi Luana, desculpe a demora. Vou te enviar um email.
Abraços,
Carlota.

eunice disse...

OLA , EXCELENTE SUA PAGINA , GOSTARIA DE FAZER CHINELOS , NA VERDADE É MAIS PRECISAO MESMO POR CONTA DO DESEMPREGO , MAS NAUM TENHO OS MOLDES ( MEDIDAS ) VC PODE ME AJUDAR. ?


eunice_lemos@hotmail.com

Fran disse...

Olá, eu queria saber onde vc encontra o material para fazer os chinelos, pois eu não consigo encontrar o solado na cidade onde moro. Vc sabe me dizer se esse solado é vendido já cortado ou em placas e qual o valor que vc costuma pagar. Obrigado, aguardo retorno.

Carlota disse...

Eunice e Fran!
Me enviem suas dúvidas via e-mail!
Beijos,
Carlota.

Unknown disse...

quero iniciar na arte de fazer chinelos, mais não encontro onde adquirir o material se puder me informar os locais onde pioderei encontrar a sola e palmilha agradeço

Carlota disse...

Olá, Rose! Me envie um e-mail que posso te passar o endereço:
carlotinhas.blog@gmail.com
Abraços,
Carlota.